Quais são os aspetos diferenciadores das pessoas bem sucedidas das que não são?
Em 1928, Napoleon Hill, publicou um livro “A lei do sucesso”, fruto do seu trabalho ao longo de 20 anos, onde procurou identificar quais eram estes aspetos diferenciadores.
E no acesso que teve aos imensos registos, nos últimos 14 anos da sua pesquisa, identificou que entre 16 mil pessoas, somente 5% se englobavam na categoria Bem Sucedidos – sentiam-se felizes e tinham as suas necessidades supridas, sem um esforço insuportável.
Eis, o que os diferenciava da categoria – Fracassados:
#1 Ter um objetivo principal bem definido.
É um objetivo que apesar de nascer de um desejo ardente que a pessoa tem sobre determinado assunto, ela sabe que para que ele tenha impacto deverá ser definido de forma específica, mensurável, realista, tendo também em conta se será possível de ser alcançavel e em que prazo.
É um objetivo que deverá acompanhar os rituais diários da pessoa, onde escrevê-los e revê-los diariamente faz a diferença porque se a nossa mente está focada e concentrada naquele objetivo, ideias e pensamentos surgirão relacionados com o mesmo, levando a determinadas emoções e sentimentos que conduzirão naturalmente a determinadas ações e comportamentos.
É um ciclo que contribui para a concretização do objetivo definido.
.
#2 Ter um plano de ação para concretizar esse objetivo.
Porque o objetivo definido é mais do que um desejo é necessário que um plano de ação seja estabelecido. Definir conscientemente o que se faz no dia-a-dia em prol desse objetivo é determinante para a sua concretização. Não chega ter a intenção de fazer, é mesmo necessário fazer algo. “Não chegará a lado nenhum se não começar por algum lugar”.
O sucesso surge quando há uma concentração do esforço em prol desse obejtivo e o hábito de o trabalhar afincadamente. Contudo, monitorizar as nossas ações também é relevante, uma vez que nem sempre o plano inicial contém as estratégias mais adequadas.
Ser ativo nesta avaliação diária é ser sábio no esforço empregue. Mudar o plano baseado em dados concretos é a chave para não andar ao “sabor do vento”, mas desistir sempre que necessário das estratégias que em nada contribuem para a concretização do objetivo delineado.
Ter presente a Fómula WWWH nesta planificação é algo diferenciador e eficaz, ou seja, é determinante saber o que se quer (What), quando se quer (When), porque se quer (Why) e como se vai alcançar (How).
#3 Gostar do que se faz.
Quando se gosta do que se faz há proatividade na conquista e concretização dos objetivos estabelecidos.
E quanto mais ação, mais resultados e mais dados relevantes para o aumento da nossa autoconfiança e eliminação dos medos que tanto nos atrofiam e nos bloqueiam.
A autoconfiança ganha-se e desenvolve-se quando agimos em direção ao que pretendemos e não quando esperamos que ela surja em antecipação. Ficar inativo, esperando as condições ideiais para agir é contribuir para o desaparecimento da nossa autoconfiança e possibilidade de sucesso.
“O único homem que nunca comete erros é o homem que nada faz”.
#4 Ter um plano de poupança.
Ter o hábito de poupar, independentemente do montante ganho, é contribuir para o aumento do nosso autocontrolo, equilíbrio e autoconfiança.
Não chega deixar de gastar para ser bem sucedido é necessário que o hábito de poupar também se instale. Substituir um hábito por outro é mais eficaz do que simplemente tentar eliminá-lo.
E se “somos vítimas dos nossos hábitos” que tal cultivar hábitos que nos levam ao sucesso que desejamos?
A descoberta realizada neste pârametro foi que as pessoas bem sucedidas tinham por hábito o seguinte esquema de poupança, face ao que ganhavam: Esquemas de poupança (20%); Despesas necessárias (50%); Educação (10%); Divertimento (10%); e Seguro de vida (10%).
Surpreso/a?
À primeira vista, estes são aspetos ao alcance de todos nós.
Então porque nem todos nós nos sentimos ou consideramos que estamos na categoria das pessoas Bem Sucedidas?
Quais são os teus impedimentos?
Tu és único/a por alguma razão. Descobre qual é!
D.M.
Referência bibliográfica – Hill, Napoleon (2019) “A lei do Sucesso”(2ªedição). Alfragide: Editora Lua de Papel
Acompanha as Dicas da Coach em 15′ – nesta página – https://www.facebook.com/DanielaMouratoCoachPsicologa/