O que fazer quando o desânimo bate à porta?
Qual a diferença entre desânimo e depressão?
O que nos impede de procurar ajuda para diferenciar estes dois conceitos?
Segundo Julia Yates, coach e psicóloga, este é um tema tão importante na nossa gestão de carreira que dedicou um capítulo inteiro do seu livro – The Career Coaching toolkit – para falar sobre como vencer este estado de desânimo e aumentar a auto-estima.
Segundo ela, baixa auto-estima é algo bastante desafiador num processo de ajuda ao desenvolvimento da carreira, uma vez que reduz as possibilidades de sucesso por parte dos clientes. Estes, têm mais dificuldade em tomar decisões, em aumentar o seu networking e apresentam menor probabilidade de conseguirem ficar com os trabalhos a que concorrem.
Por isso, aumentar o bem estar dos clientes é algo fundamental e exige um cuidado especial na diferenciação das situações clínicas das não clínicas.
Segundo ela existem 5 dicas importantes a ter presente, nesta população não clínica, quando nos sentimos neste estado, a saber:
#1 Conecta-te com os outros
Não te isoles. Mantém a relação com os outros. Quer sejam amigos, familiares, conhecidos ou desconhecidos.
Quebra o padrão de pensamento e comportamento.
#2 Sê ativo/a
“10 minutos de exercício faz toda a diferença ao nosso espírito”.
O nosso estado emocional muda e ficamos mais disponíveis para enfrentar o que quiseremos.
#3 Aprende novas coisas
Quer seja através da leitura de um livro, de veres um vídeo, um documentário, quer seja voltares ao teu hobby antigo ou descobrires um novo.
Muitas vezes novas ideias, novos “insights” surgem nestas atividades.
#4 Fica consciente do aqui e do agora
Podes usar técnicas de mindfulness ou meditação, mas aprender a respirar de forma consciente tem um poder fantástico no teu autocontrolo.
#5 Contribui
Dá algo a alguém. Um sorriso, uma ajuda, o teu tempo. Usufrui dessa sensação de bem estar quando contribuis.
E agora desafia-te a fazer estas 5 etapas todos os dias durante um mês!
Podes começar já hoje, com uma ida ao café ou a outro local da tua preferência.
Anda durante 10 minutos até lá chegares, para que te atives fisicamente. Conversa com as pessoas que lá encontrares, de modo a conectares-te. Escuta ou vê o que elas estão a dizer e a fazer, procurando aprender algo. Sente a tua respiração, a aragem, o calor nesse momento. E procura contribuir com algo para alguém que esteja lá presente. Pode ser um sorriso, o teu tempo, uma ajuda.
E não digas já “isto não resulta!”.
Experimenta primeiro e partilha comigo o que descobriste, o efeito que teve em ti e nos outros.
Tu és único/a por alguma razão. Descobre qual é!
D.M.
Referência bibliográfica – Yates,J. (2019) “What´s the point in trying? I am never going to make anything of myself” (capítulo 10) In The Career Coaching Toolkit. NY: Routledge
Acompanha as Dicas da Coach em 15′ – Todas as 5ª feiras às 12.30 nesta página – https://www.facebook.com/DanielaMouratoCoachPsicologa/