Quando o nosso objetivo é mudar a nossa vida, mudar os nossos rituais, mudar… mesmo antes de o fazermos, será de todo mais importante perguntarmo-nos primeiro quem é que nós somos! Ou até perguntarmo-nos quem nós gostaríamos de ser.
É como se costuma dizer, primeiro temos de começar pelo princípio!
E o princípio és tu!
A pessoa que és ou que gostarias de ser.
Se saltares este passo, muitas vezes, o que vais encontrar é alguma frustração, desencanto, desilusão ou insatisfação.
Muitas vezes, não entendes porquê. Porque vendo bem até conseguiste alcançar os objetivos a que te propuseste, tens uma família que te ama, uns amigos que te acompanham, um emprego que até gostas… mas, mesmo não querendo parecer que és ingrato/a… continuas a não te sentires preenchido/a.
Ou pelo contrário, por mais que te esforces, parece que as oportunidades não surgem, os relacionamentos não melhoram e a luz ao fim do túnel parece que nem mesmo uma miragem é.
Como também é verdade, não há receitas, nem respostas universais, porque de facto nós somos únicos. Mas, quando temos clareza suficiente na pessoa que somos ou que queremos ser, já é um passo de gigante!!!
Por isso, é que aumentares o teu autoconhecimento te pode trazer mais liberdade de escolha e um maior entendimento quanto às decisões mais adequadas à tua pessoa.
Agora, o que acontece muitas vezes é que nós até sabemos muito bem quem somos e/ou quem gostaríamos de ser. Mas reconhecemos a distância que vai entre estas duas definições.
E como bons contadores de histórias que somos, logo mais damos por nós a argumentar que essa pessoa que queremos ser, vai acontecer mais tarde, num futuro sem data, quem sabe. “Quando eu for mais velho/a, quando os miúdos sairem de casa, quando eu for diretor/a, quando eu tiver mais dinheiro, quando estiver reformado/a…” E a lista irá continuar consoante a nossa grande criatividade para não nos mexermos!!!
Por isso, a minha sugestão para hoje, é que não deixes de ser a pessoa que queres ser para amanhã, mas começa agora!
Escolhe ou identifica as 3 palavras que te definem, com as quais te identifiques e faz um plano.
Queres ser mais alegre? Mais otimista? Mais criativo/a? Mais empático/a?
Então, onde está a dificuldade de o seres já hoje?
Se neste momento, já te estás a lembrar de tudo e mais alguma coisa que te impede de seres essa pessoa que já decidiste ser. PÁRA!
Toma nota dessas histórias, mas prossegue com o teu plano.
Não tens de ser “perfeito” já. Apenas tens de começar a por em prática o teu plano.
E para te ajudar nesta tarefa, podes colocar as tuas 3 palavras no teu despertador em 3 momentos diferentes do dia e nesse momento do alarme, pratica ou reflete sobre o que já conseguiste fazer!!!
Lembra-te. Hábitos que fazem a diferença não são automáticos, são conscientes e vêm da tua vontade de ser diferente!
Por isso, se queres ser mais alegre, às vezes, um sorriso basta para começar!
Se queres ser mais otimista, procurar ver a outra perspetiva da mesma situação, pode ser uma ajuda. Como alguém me contou à pouco tempo, face à história bíblica entre David e Golias, podes olhar para o Gigante (Golias) e achares que não o consegues derrotar ou então podes olhar para ele e perceberes que vai ser difícil de não lhe acertares, uma vez que maior do que “aquilo” não existe!!!
Se quiseres, podes deixar aqui os teus comentários, dúvidas e sugestões sobre os teus próprios desafios ou então entrares para o meu grupo Fechado de Facebook – Sou Único – onde poderás te sentir mais à vontade para partilhares as tuas questões e usufruires de apoio de uma comunidade de pessoas, que tal como tu, sabem que são únicas por alguma razão e querem mesmo prosperar e ir mais além. Para isso, basta seguires aqui o link e pedires para aceder a este grupo – https://www.facebook.com/groups/SouUnico/
Vou procurar responder a todas as questões!
Juntos vamos mais longe!
D.M
Bibliografia: Burchard, B. (2017). “High performance habits. How extraordinary people become that way”. California (USA): Hay House.