Gap Year. Mãe, Pai quero fazer!

Gap year. O que é? E porque fazê-lo? 

O que fazer quando os nossos filhos chegam a casa e nos dizem que querem parar de estudar por um ano? 

Muitos deles até em condições de poderem ingressar no ensino superior na sua primeira opção. 

Quais as vantagens desta situação? E de onde surge esta ideia? 

Se para si, tudo isto lhe parece um desperdício de tempo e de recursos, convido-o/a a ouvir o que o/a seu/sua filho/a lhe tem para dizer. O que o/a leva a tomar esta decisão? Quais são os seus objetivos? 

Para muitos pais este é um tema recente, para outros é algo que eles já tinham tomado contacto através dos filhos dos seus amigos e para uma minoria de pais, eles próprios já o fizeram na sua altura enquanto estudantes. 

O período mais escolhido para fazer esta paragem nos estudos formais é entre o ensino secundário e o ensino superior, mas há também jovens que optam por fazê-lo após a conclusão da licenciatura, mestrado ou doutoramento. Independentemente do momento em que se faz, a procura por novos conhecimentos, novas culturas, novas realidade, a descoberta de si próprio, a necessidade de melhorar as suas “soft skills”, explorar um pouco mais as opções profissionais e de formação ao seu dispor, melhorar a sua gestão financeira e aumentar a sua eficiência em determinada língua, são algumas das razões que levam os jovens a tomarem esta decisão. 

Por isso, se o seu receio é que o/a seu/sua filho/a fique a perder com esta paragem porque se atrasa nos estudos, porque pode mudar de ideias quanto ao seu prosseguimento de estudos ou porque vai ficar em desvantagem em termos de empregabilidade, olhando para as justificações que ele/a lhe apresentar, poderá constantar que as vantagens são inúmeras. 

Jovens, que no seu CV tenham presente uma experiência internacional e/ ou de autonomia e independência, com uma visão global do mundo e das oportunidades ao seu redor, revelam muitas vezes a adaptabilidade necessária ao sucesso e progresso nas suas carreiras enquanto estudantes e mais tarde enquanto profissionais. As modalidades escolhidas por cada um dos jovens está relacionada diretamente com os seus objetivos, com a pessoa que cada um deles é, assim como com o seu Projeto de Vida. Uns irão dar preferência à realização de estágios, cursos, voluntariado, outros irão dar preferência à experiência de imersão numa determinada sociedade ou de viajarem por um conjunto de países, e está tudo bem. 

A Gap Year Portugal é um destas entidades, a que os jovens portugueses poderão recorrer para obter apoio e ajuda na concretização das suas ideias. E porque não há pessoas iguais as respostas para cada um dos jovens é dada de forma diferente! 

Gap year ONG Portuguesa – https://gapyear.pt/

Somos únicos por alguma razão! 

D.M.