O que fazer quando o nosso filho/a está desanimado/a com a escolha vocacional que realizou?
O que fazer quando verificamos que a sua saúde mental começa a estar em perigo?
Muito importante conversar com ele/a e escutá-lo/a. Mostrar-lhe verdadeiramente que o seu interesse é genuíno e que acima de tudo, ele/a como pessoa é mais importante que os resultados escolares que está a obter.
Dar-lhe espaço para conseguir expor os seus sentimentos, angústias, receios, dificuldades….
Quer no ensino secundário, como no ensino superior muitos são os jovens que se vêem confrontados pela primeira vez com um volume considerável de matérias para estudar. Muitos deles não sabem como se estuda. Por onde começar? Que planeamento, organização, estratégia a adotar?
E quanto mais velhos são, mais dificuldade provavelmente terão para se exporem a estas questões, consideradas muitas vezes, por eles próprios como “coisas” básicas.
Para aqueles cuja escola e os estudos passam a ser o centro da sua vida e dos seus interesses, não obter os resultados escolares idealizados é visto como uma tragédia. É como se o mundo fosse acabar. Afinal, os pais estão a financiar as explicações, os apoios, a abdicar dos fins de semana e eles não estão a conseguir fazer a parte deles.
Mas o importante aqui é tentar perceber o que está a contribuir para esta situação. O tipo de curso escolhido está de acordo com o tipo de aluno/a que ele/a é? O tipo de ensino que é administrado naquele curso respeita a pessoa que ele/a é? Existem outras alternativas possíveis que o/a ajudem a chegar ao mesmo sítio idealizado? O que o leva a querer tanto aquela opção, aquela profissão? Quais os valores e crenças que estão ali em causa?
Procurar novas informações, explorar várias alternativas pode ser importante.
Aproveitar alguns meses para conseguir ter finalmente a possibilidade de experimentar várias estratégias, explorar várias alternativas é uma oportunidade de ouro.
O que este desânimo e estes baixos resultados podem lhe trazer de bom? Que oportunidades ele/a pode ver aqui?
Estas são algumas das inúmeras perguntas e questões que podemos conversar com os nossos filhos no sentido de os ajudar a terem consciência daquilo que verdadeiramente se adequa a si ou não!
Procurar ajuda técnica pode fazer a diferença, mas o apoio e a escuta ativa por parte dos pais é determinante para os tranquilizar neste período vivido por muitos com grande sofrimento, frustração, desânimo.
Mas tudo na vida tem solução. Inúmeros são os testemunhos de alunos que tiveram a coragem de parar, reflectir sobre quem eram, o que queriam e como o poderiam concretizar.
“Perder” um ano, muitas vezes, pode ser “ganhar” a vida!
Procurar informações mais concretas sobre os diferentes cursos do ensino superior pode fazer a diferença no nível de ansiedade vivido por muitos enquanto alunos do ensino secundário. Frequentar os “Summer School” das Universidades ou as Academias de verão da Forúm estudante são algumas das possibilidades.
Caso necessitem, sintam-se à vontade para partilhar as vossas questões, dúvidas e dificuldades.
Email: daniela.mourato@wisesteps.com.pt
Site: https://mourato.org
Linkedin: www.linkedin.com/in/daniela-mourato
Forúm estudante – http://www.forum.pt/
Mais informações sobre Coaching Vocacional – https://danielamourato.kpages.online/coachingvocacional1
Acompanhe as Dicas da Coach para Pais em 15′ – Todas as 3ª feiras às 13.00 nesta página – https://www.facebook.com/DanielaMouratoCoachPsicologa/
Email: daniela.mourato@wisesteps.com.pt
Site: https://mourato.org
Linkedin: www.linkedin.com/in/daniela-mourato