DANIELA
MOURATO
Tal como tu, já passei por vários momentos de escolhas e decisões ao longo da minha carreira de vida e sei que elas vão continuar a acontecer.
Enquanto estudante também tive as minhas dúvidas e os meus receios sobre as escolhas mais adequadas para mim.
“Sigo Medicina Veterinária ou Psicologia?
Sigo o que os outros dizem que tem mais futuro e é mais reconhecido pela sociedade ou sigo aquilo onde me sinto mais útil e onde sei que posso ter mais impacto?
Quero trabalhar mais com animais ou pessoas?”
E enquanto estudante também sei o que é passar da categoria da melhor aluna da turma para a aluna média, logo no momento em que entrei no secundário e a minha dedicação à escola era a 100%.
Deixei a minha atividade desportiva de 10 anos – ginástica artística – no momento em que finalmente estava a chegar à competição, porque ao entrar no ensino secundário o foco nas médias passou a ser prioritário.
Ingressei no mercado de trabalho logo no mês a seguir a ter concluído a minha licenciatura e tornei o meu sonho de trabalhar em escolas como psicóloga uma realidade.
Queria ajudar todos os jovens a terem sucesso e transformar os impossíveis em possíveis.
Por isso, ao longo de 24 anos, estive na elaboração de candidaturas de ofertas educativas que diziam ser impossíveis de se realizarem, trabalhei com grupos de professores extraordinários que ajudaram a trazer esperança a alunos e famílias onde o insucesso era uma realidade e habituei-me a focar-me nas soluções e não nos problemas.
Enfrentei vários “NÃO AUTORIZO” por parte dos meus superiores quando outras instituições me convidavam a ir trabalhar com elas em projetos aliciantes e inovadores.
Tive o privilégio de participar e investir na carreira dos psicólogos escolares quando me juntei à Ordem dos Psicólogos Portugueses, quer em grupos de trabalho, quer na criação do Colégio das especialidades da Psicologia da Educação.
Fascinei-me na ajuda a adultos que a dado momento da sua carreira decidiram que “a vida tem de ser mais do que isto” e quiseram descobrir o seu propósito de vida, aumentar a sua escolaridade e serem felizes.
E decidi, quase aos 50 anos, ir viver para a Alemanha, acompanhando o meu marido no seu trabalho e passar a minha intervenção de psicóloga coach do presencial para o online.
Hoje, já de volta a Portugal, decidi deixar a função pública e dar continuidade a este trabalho de ajuda a jovens e adultos nas suas escolhas de cursos e opções profissionais.
Sei que “a melhor forma de predizer o futuro, é construi-lo” (P. Drucker) e por isso, ajudar as pessoas nas suas escolhas e decisões é a minha prioridade.
E tu, qual é a tua prioridade, neste momento?
Outras curiosidades sobre mim
Como Psicóloga Coach sou membro efetivo da Ordem Portuguesa dos Psicólogos (OPP), membro da Assembleia Geral da Associação Internacional de Coaching Psicológico (IACP) e membro efectivo da Associação Portuguesa de Desenvolvimento de Carreira (APDC).
Sou Coach certificada em Coaching Psicológico pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e em Eneacoaching pelo Instituto de Eneacoaching.
Sou especialista em Psicologia Vocacional e de Desenvolvimento da Carreira e em Psicologia Educacional pela OPP.
Formadora certificada pelo IEFP (CPP) e pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (UM).
Orientadora de estágios curriculares e profissionais.
Possuidora do certificado europeu de psicologia – EuroPsy – e do certificado de Análise Comportamental DISC (International DISC Institute).