Fica satisfeito no sítio onde estás.

Shawn Achor, psicólogo, em 2011, ao participar numa TedTalk, fez referência à Fórmula de Sucesso e Felicidade que costumamos usar e que não está a dar resultado.

Segundo ele, crescemos a aprender que para sermos felizes precisamos de alcançar sucesso. E por isso, diariamente trabalhamos e esforçamo-nos para o alcançar. A questão está é que assim que alcançamos os nossos objetivos, raramente festejamos e até retemos essa sensação de felicidade durante muito tempo.

Raramente damos indicação clara ao nosso cérebro o que para nós é realmente felicidade.
Se andávamos a lutar por ter um emprego, quando o tempos logo mais queremos outro. Se queríamos ganhar determinado ordenado, quando ganhamos logo a seguir achamos pouco.

E o estado emocional de bem-estar, alegria e felicidade que tanto ajuda o nosso cérebro a ser muito mais produtivo, criativo e inteligente, raramente é a norma.

Muitos estudos revelam que a dopamina, substância presente em estados emocionais de felicidade e bem-estar, não só contribuem para esta sensação, como também para ativar no cérebro os centros de aprendizagem. Daí, a maior produtividade dos indivíduos quando estão neste estado emocional do que quando estão em estados emocionais opostos.

Mas como alterar esta situação?

Algumas das suas sugestões, resultam de estudos já realizados, onde pequenas e simples estratégias têm impacto positivo no treino do nosso cérebro nesta aprendizagem e foco nos aspetos positivos, criando novas ligações e canais de comunicação, tão relevantes e impactantes para a nossa vida. São elas:

#1 Identificação de 3 coisas pelas quais somos gratos todos os dias, durante 21 dias, não cedendo a repetições.

#2 Relato de 1 experiência positiva, ocorrida nas 24h anteriores, como se de uma notícia de jornal se tratasse.

#3 Exercício físico diário, com o intuito de alertar para a importância do nosso comportamento

#4 Meditação, 5 a 10 minutos diários, de modo a aprender a focar.

#5 Elogio diário e concreto a uma pessoa, quer via email ou redes sociais, reforçando a importância do suporte.

Segundo este psicólogo, desta forma, com estes pequenos passos estamos a alterar a Fórmula antiga para a Fórmula de Sucesso e Felicidade mais adequada e eficaz, ou seja, não precisamos do sucesso para sermos felizes, mas sim de estarmos felizes para alcançar o sucesso.

E com um cérebro treinado desta maneira, o nosso grau de produtividade e criatividade de certo que nos ajudará a alcançar sucesso de uma forma muito mais rápida.

Por isso, se estás insatisfeito, aproveita a oportunidade onde estás para ganhares novas ideias e “insights”. Quanto mais feliz estiveres com esta oportunidade mais rapidamente conseguirás perceber qual o caminho e as opções de escolha.

Lembra-te, tu és único por alguma razão!

D.M

Se gostavas de saber mais sobre como podes obter satisfação profissional, então participa neste Workshop “Como alcançar satisfação profissional e autoconfiança, sem desgaste emocional. És único/a por alguma razão” e sê surpreendido/a

Descobre a Fórmula de Felicidade e Sucesso mais adequada e eficaz. Assiste ao vídeo