Quais são os 3 ingredientes fundamentais para considerares que tens um trabalho de sonho?Já pensaste nisso? Será que já o estás a viver?
No seu livro “Born for this”, Chris Guillebeau, após ter entrevistados muitas pessoas que referiam estarem a viver o seu trabalho de sonho procurou identificar alguns aspetos em comum nas suas histórias e acabou por considerar que em todas elas existiam três ingredientes fundamentais: “joy-money-flow” (alegria-dinheiro-flow).
Independentemente do trabalho que fosse, estes três ingredientes, surgiam como os elementos importantes para que as pessoas referissem que o seu trabalho era como se tivessem ganho a lotaria. Uau! Que sensação, não acham?
E começa por descrever o que é trabalhar com alegria, com entusiasmo, com uma emoção tão positiva, que o aumento da produtividade acaba por ser uma constante. É o levantar pela manhã com uma determinação diferente em estar presente e fazer diferente.
A questão financeira não é de todo esquecida nesta equação, uma vez que todos temos contas para pagar e todos nós gostamos de receber uns extras. Por isso, neste trabalho de sonho, algumas pessoas para além do dinheiro que ganham diretamente pelo seu trabalho, acabam por descobrir novas maneiras de serem criativos para angariar mais dinheiro.
Por fim, fazer as atividades para quais somos naturalmente bons e nos ajudam a traduzir todo o nosso potencial – flow – é um dos outros aspetos. Muitas pessoas nem queriam acreditar que hoje gostavam do que faziam, faziam aquilo que lhes dava mais prazer e ainda eram remuneradas, incentivadas e reconhecidas por isso!
Referiu ainda que o peso dado a cada um destes elementos variou de pessoa para pessoa e alterou-se ao longo do percurso de vida de cada uma delas, mas a sua presença foi uma constante.
Então, se esta é a resposta porque nem todos vivemos o nosso trabalho de sonho? E como o descobrimos?
Apesar das inúmeras sugestões que ele apresenta no seu livro para que cada um de nós melhore estes três ingredientes no seu trabalho, ele próprio refere que não há receitas. Cada um de nós é único e cada um de nós terá de fazer o seu caminho para identificar qual o seu trabalho de sonho.
Sem experimentar e sem viver várias situações laborais é difícil saber se elas são ou não as melhores condições para cada um de nós. Por isso, deixar de recear e arriscar com segurança pode ser relevante.
Porque continuamos a considerar que só poderá haver um Plano de ação – o Plano A? Porque continuamos a considerar que só há uma opção, uma área de interesse que nos enche a alma?
É importante abrirmos o leque de opções para que depois sim podermos afunilar e escolher aquela ou aquelas opções com as quais nos identificamos mais. Aquelas que traduzem um trabalho de sonho!
E que que forma este trabalho se enquadra com a tua vida de sonho e com a pessoa de sonho que tu és?
Tu és único/a por alguma razão. Descobre qual é!
Se quiseres, partilha comigo as tuas dúvidas e dificuldades.
D.M.
Referências bibliográficas
Guillebeau, C. (2018) “Born for this”. London: Pan Books.
Areias, J. (2016) “Tu consegues”. Alfragide: Lua de Papel